Pesquisar este blog
terça-feira, 28 de julho de 2009
Twittar via terminal
====================
Colaboração: Rafael Kellermann Streit
Uma Breve dica, sobre como Twittar via terminal.
Primeiramente, abra o terminal e crie um arquivo com o nome de Twitter.sh, com o comando:
$ vim Twitter.sh
Agora, dentro do arquivo, coloque estes dados:
# Postar no Twitter via terminal.
echo "User: " ; # Recebe o usuário
read login
echo "Pass: " ; # Recebe a senha
read pass
echo "Post: " ;
read post # Recebe a variável com o texto do Post!
# Posta o que foi guardado na variável.
curl -u $login:$pass -d status="$post" http://twitter.com/statuses/update.xml
echo ""
echo ""
echo "$login: $post"
(Para sair do modo de edição, salvando o arquivo, tecle ESC, e em seguida digite :x!)
Após salvar o arquivo, execute-o com o comando sh Twitter
Digite os dados, e pronto! ;-)
terça-feira, 7 de julho de 2009
Guia Duli do Fedora 11 já está pronto!
Pessoal,
Acabei o Guia de Configuração para o Fedora 11. Diversas atualizações estão presentes relativamente ao guia para o Fedora anterior.
Espero que seja útil. Clique aqui para ver o guia e participe!
Abraços, Duli.
Como sempre o Grande Duli ajudando a comunidade Fedora.
Instalando o driver da NVIDIA no Fedora 11
Desde há muito, não é dificil instalar o driver da nVidia no Fedora, muito pelo contrário. Segue abaixo o passo a passo para que você possa instalar o driver de vídeo em seu Fedora 11:
1. acesse o endereço http://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br e escolha em Opção 1 o Tipo de Produto, Série do Produto, Família do Produto, Sistema operacional = Linux 32-bit (ou se usar 64bit, escolha Linux 64-bit) e clique no botão Procurar. Na página seguinte será exibido um texto semelhante ao texto abaixo:Linux Display Driver - x86
(...) e procure por STEP 2, exemplo:
Version: 185.18.14
Operating System: Linux x86
STEP 2: Download the Driver File(...) e clique no link correspondente para salvar o arquivo no computador. Procure salvá-lo em ~ (o diretório home de seu usuário).
Download - NVIDIA-Linux-x86-185.18.14.pkg1.run
2. Terminado o download, encerre a sessão do Gnome, KDE, etc. que esteja usando pois, para instalar o driver da nVidia não é possível estar em modo gráfico.
3. Na tela de logon gráfico do sistema (ou tela de Inicialização onde você digita seu nome de usuário e senha para acessar o Gnome, KDE, etc.) pressione simultaneamente as teclas CTRL+ALT+F2. Desta maneira você estará acessando o terminal, modo texto.
4. Neste terminal, efetue logon com o usuário root (se quiser voltar para o modo gráfico, pressione simultaneamente as teclas CTRL+ALT+F7).
5. Após efetuar logon como usuário root, você deverá acessar o diretório home de seu usuário, vamos supor que seu usuário chama-se joao, então digite o seguinte no console:
# cd ~joao
Obs: caso você tenha feito o download do arquivo .run da nVidia sem lembrar onde salvou o arquivo, certamente ele foi guardado no diretório Downloads de seu usuário, neste caso substitua o comando ~joao do exemplo acima por ~joao/Download
6. Enfim, supondo que você já está no diretório onde está seu arquivo de instalação do driver da nVidia, então basta digitar o seguinte comando para desligar o modo gráfico (o driver da nVidia não instala se o X11 - modo gráfico, estiver ligado):
# init 3
Obs: se necessário, pressione CTRL+ALT+F2 novamente após executar o comando acima. Agora, o modo gráfico (CTRL+ALT+F7) foi desligado. Não ligue o modo gráfico novamente até que terminemos de instalar o driver da nVidia, porém, se quiser desistir agora e quiser voltar ao modo gráfico, digite novamente o comando acima substituindo o número 3 pelo número 5.
7. Agora que desligamos o modo gráfico, podemos instalar o driver da nVidia. Digite no terminal o seguinte comando:
# sh NVIDIA-Linux-x86-185.18.14.pkg1.run
Obs: substitua NVIDIA-Linux-x86-185.18.14.pkg1.run pelo nome exato do arquivo que você baixou. Para facilitar sua vida, ao iniciar a digitação das letras NV tecle em seguida tecla TAB, e o próprio Linux irá preencher o resto do nome do arquivo para você.
8. Executado o comando do passo anterior, o software da nVidia irá abrir. A primeira mensagem que aparece é de aceite dos termos, escolha ACCEPT (ou ACEITAR) e nas perguntas seguintes sempre confirme com YES (ou SIM) até que a instalação seja concluída.



9. Terminado a instalação do driver da nVidia você retornará ao console e, o modo gráfico permanece desligado, portanto, para ligá-lo, digite o seguite comando:
# init 5
Pronto! A instalação do driver da nVidia foi concluída, note que pouco antes de iniciar o modo gráfico um logo da nVidia rapidamente apareceu.
Se ainda assim você quiser fazer alguns ajustes pressione simultaneamente as teclas ALT+F2 e digite nvidia-settings.
O Presidente Lula usa Fedora!
Como já é de conhecimento público, o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na 10º edição do FISL (Fórum Internacional de Software Livre).
Mesmo com todo o procedimento de segurança, que forçou com que a maior parte dos participantes não acessassem certas áreas do evento no 3º dia, fica claro que essa visita vem reafirmar o interesse do governo para o Software Livre.
Agora o que poucas pessoas sabem, é que o Lula usa Fedora. Vejam nessa foto abaixo:
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Como acelerar o YUM
Antes eu achava o YUM muito lento, pois como eu não tinha o plugin fastestmirror para acelerar a conexão do YUM com os servidores eu perdia muito tempo apenas para verificar as atualizações. Além disso a conexão ficava lenta para baixar pacotes, muitas vezes a conexão ficava parada por falta de velocidade.
E depois disso eu acabei descobrindo um ótima plugin para facilitar o gerenciamento de pacotes no Fedora, o yum-presto, mas, o que ele faz? ele simplesmente ativa o DeltaRPM, que é uma ferramenta que usa as versões anteriores dos pacotes instalados para fazer um pacote novo com as atualizações que o programa sofreu, evitando assim ter que baixar o pacote inteiro novamento.
Para descobrir os plugins que o YUM possui basta executar o comando:
# yum search yum E ele listará os plugins existentes para o YUM. Para instalar o yum-presto, o yum-fastestmirror e o yum-utils basta executar o comando:
# yum install -y yum-utils yum-presto yum-fastestmirror
E pronto! agora depois que você usar o YUM novamente a diferença de velocidade vai ser muito grande.
Usando o Lightscribe no FC10
Com a nova tecnologia de impressão lighscribe, presente em drivers recentes de DVD/CD, é possivel a criação de LABELS personalizados como fotos, desenhos e mesmo imagens originais da mídia a ser copiada, dando um aspecto bem profissional ao mesmo.
Para utilizar tal tecnologia é necessário além do Driver compatível, que grava o conteúdo do CD ou DVD no lado habitual e o processo gráfico na face sensível da mídia, que são coloridas, já que a impressão é em tons de cinza.
Um caso raro no caso da informática, os desenvolvedores da tecnologia providenciaram também os softwares para linux em rpm , além dos softwares para os sistemas proprietários.
A instalação em questão foi realizada no Fedora Core 10, num drive gravador de DVD da ASUS, e mídias lighscribe da TDK.
Tendo tudo em mãos , passemos à instalação dos softwares:
Vá até a página http://www.lightscribe.com/downloadSection/linux/index.aspx
E baixe o software LIGHSCRIBE SYSTEM SOFTWARE
Baixar também o software da LACIE (que tem uma interface gráfica enxuta) em :
http://www.lacie.com/download/drivers/4L-1.0-r6.i586.rpm
No ambiente gnome, clique com o botão direito do mouse no Desktop para criar o lançador com as características abaixo:
Nome: LACIE
Comando: /usr/4L/4L-gui
Comentário: Criador de labels para o lightscribe
Ícone: o da sua escolha
Estando com a mídia gravada com os dados que voce escolheu, clique no ícone do programa que tem várias opções de ajustes e redimensionamento.
O processo é um pouco lento dependendo das opções usadas, mas vale a pena confirir o resultado.
No site acima referido também tem uma boa galeria de imagens para utilizar, sendo que o que importa é a sua criatividade.